Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O VERDADEIRO NATAL - parte 2

* Podemos utilizar a figura  do Papai Noel ?
Provavelmente a coisa que mais incomoda aos cristãos sobre o Natal, mais do que qualquer coisa, é a tradição do Papai Noel. As objeções para esta tradição incluem o seguinte:
[1] Papai Noel é uma figura mística supostamente com atributos divinos, incluindo onisciência e onipotência; Resposta: Não existe dúvida alguma de que Papai Noel na sua presente forma, é um mito, ou conto de fadas. No entanto, houve realmente um Papai Noel, o nome era “Santa Claus” é uma forma anglo-saxônica - Sinter Klaas - que por sua vez significava “São Nicolau”. Nicolau foi um bispo cristão, no quarto século, e uma forte tradição sugere que ele demonstrava uma singular bondade para com as crianças.
[2] quando as crianças aprendem que Papai Noel não é real, eles perdem a fé nas palavras dos seus pais e nas coisas espirituais;  e
[3] Papai Noel distrai a atenção que deve ser dada somente a Cristo;
Respostas: Deve-se admitir que contar às crianças que Papai Noel pode vê-los em todo tempo, e de que ele sabe se elas foram boas ou más, etc… está errado. As crianças com menos de sete ou oito anos, podem brincar de “fazer de conta” e tirar disso divertimento como se elas pensassem que é real. De fato, a essa idade, elas estão aprendendo a diferença entre o faz de conta e a realidade. Antes de ser uma pedra de tropeço para acreditar no sobrenatural, ele pode ser um trampolim. Diga às crianças que enquanto Papai Noel é uma faz de conta, Deus e Jesus não o são. Diga-lhes que, enquanto Papai Noel só pode trazer coisas que os pais podem comprar ou fazer, Jesus pode lhes dar coisas que ninguém pode – um amigo que sempre está com eles, perdão para as coisas más que eles fazem, vida num lugar maravilhoso com Deus para sempre, etc.  Diga a seus filhos que, assim como ganhar presentes nessa época é algo bom,  Deus nos deu o presente mais maravilhoso e valioso : Cristo.
[4] a história de Papai Noel ensina as crianças a serem materialistas. Resposta: a história de Papai Noel é melhor contada quando é usada para encorajar as crianças a serem abnegadas e generosas.
      Em face a tais objeções convincentes, um cristão ainda deve dar algum valor à figura do Papai Noel ? Além disso, o Natal pode ser celebrado sem o Papai Noel. Retire Papai Noel do Natal e o Natal permanece intacto. Retire Cristo do Natal, no entanto, e tudo que sobra é uma festa pagã, sem nada de bíblico ou cristão.
Entre em nosso grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/getulandia/

Nenhum comentário: