Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O VERDADEIRO NATAL - parte 3

* Árvore de Natal

            Os que se opõem à árvore de Natal citam textos como Jeremias 10:2-4 . “...Porque os costumes dos povos são vaidade; cortam do bosque um madeiro, e um artífice o lavra com o cinzel.” Semelhança, no entanto, não é igual a ser idêntico ou igual. O que Jeremias descreveu era um ídolo – uma representação de um falso deus. A árvore de Natal não se origina de adoração pagã de árvores (o qual foi praticada), porém, de dois símbolos explicitamente cristãos, do Ocidente da Alemanha Medieval.
              A Enciclopédia Britânica explica o seguinte: "A moderna árvore de Natal se originou na Alemanha . O principal esteio de uma peça medieval sobre Adão e Eva, era uma árvore de pinheiro pendurada com maças (Árvore do Paraíso) representando o jardim do Éden. Os alemães montaram uma “árvore do Paraíso” nos seus lares no dia 24 de dezembro. Eles penduravam bolinhos (simbolizando o pão da ceia,  o sinal cristão de redenção); Velas, também, eram com frequência acrescentadas como símbolo de Cristo. No mesmo quarto, durante as festividades de Natal, estava a pirâmide Natalina, uma construção piramidal feito de madeira com prateleiras para colocar figuras de Natal, decorados com enfeites, velas e uma estrela. Lá pelo 16º século a pirâmide de Natal e a árvore do Paraíso tinham desaparecido, se transformando em árvore de Natal."
           Não há nada essencial sobre a árvore de Natal para celebrar o Natal. É uma tradição relativamente recente; as pessoas celebravam o Natal durante séculos sem a árvore. O que é essencial ao Natal é Cristo. No entanto, isso não quer dizer que estamos proibidos de utilizar árvores, ou enfeites, ou luzes ao celebrarmos este período de festas. Neste assunto temos liberdade cristã para adotarmos ou não estas tradições e usá-las para ensinar os nossos filhos sobre Cristo, ou para celebrar o nascimento de Cristo.

Presentes de Natal - Os magos do oriente trouxeram presentes para Jesus .Trocar presentes é uma das tradições de Natal mais antigas.
Luzes de Natal - Simbolizam Jesus,  a luz que brilha nas trevas desse mundo perdido.
Estrela de Natal - Simboliza a estrela que guiou os magos do oriente até o local do nascimento de Jesus. Os magos do oriente, eram homens sábios e possivelmente astrólogos, vieram de muito longe (provavelmente pérsia ou babilônia). Uma estrela os conduziu para que chegassem ao menino Jesus.

          O que está em questão é a intenção. Com qual intenção você quer colocar uma árvore de natal, enfeites ou luzes em sua casa? Se houver qualquer intenção que fira algum mandamento bíblico, já está errado. Por exemplo, se você coloca essa árvore em sua casa, e com ela faz qualquer oferenda ou faz qualquer adoração que não seja ao Deus Todo Poderoso, você está pecando por isso. Se acha que ela lhe trará prosperidade, sorte e coisas do gênero, também está no caminho errado. Porém, se você usa a árvore e os enfeites de Natal apenas como uma decoração, sem qualquer intenção direta de infringir os mandamentos do Senhor, por que estaria pecando ao fazer isso?
         O simples argumento de que algo foi usado por pagãos no passado não nos convence de que não podemos usá-lo hoje. Isso porque os ímpios têm a capacidade de macular todo tipo de coisa em que põem a mão. Imagine, por exemplo, que os ímpios usavam o sexo (criado por Deus) em seus rituais pagãos. Então não vamos mais fazer sexo por causa dos ímpios? Os ímpios faziam cultos aos seus deuses debaixo de árvores frondosas (criadas por Deus). Não podemos então cultuar Jesus Cristo debaixo de uma bela sombra de uma árvore frondosa? Há religiões que usam instrumentos de batuque em seus rituais. Não podemos utilizá-los para louvar ao Senhor? Os salmos nos ensinam que tudo pertence ao Senhor. O ladrão é o inimigo, o diabo. No passado a tv e até mesmo a prática do futebol eram consideradas mundanas e até demoníacas por vários grupos evangélicos, o que, com o passar do tempo, foram sendo consideradas normais e não pecaminosas.
Entre em nosso grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/getulandia/

Nenhum comentário: