Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

sábado, 14 de novembro de 2015

É HORA DE LARGAR O VÍCIO DO CIGARRO !


Não há dúvidas. O fumante é o maior prejudicado por seu hábito. Em média, ele vive dez anos a menos que um não-fumante. As substâncias introduzidas no organismo pelo cigarro causam danos imediatos e acumulados, prejudicando a saúde global do indivíduo e elevando os riscos de desenvolvimento de diversas doenças. A lista de males é extensa e assusta. Mas cada item é também um bom motivo para a decisão de largar o cigarro. Quanto mais cedo o tabagismo for abandonado, maior o ganho de saúde.
Devemos analisar o que significa fumar e o que está envolvido nesse ato e sua confrontação com a Bíblia.
(1) Fumar é um vício. 
 Existem aqueles fumantes que dizem que param quando quiserem, mas sabemos que a realidade não é bem essa. O tabaco vicia em um nível muito profundo, trazendo dependência química séria. Nesse sentido já temos um elemento contrário ao fumo. Vícios não condizem com a vida de uma pessoa resgatada por Cristo. A meu ver o vício de fumar é contrário a busca que o cristão deve ter do domínio próprio (Gálatas 5.23).
(2) Fumar faz mal à saúde. 
 A Bíblia é clara em apontar que nosso corpo é templo do Espírito Santo e que devemos glorificar a Deus através desse corpo: Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6.19-20). Não consigo imaginar como alguém que faz uso de uma substância tão maléfica ao organismo possa glorificar a Deus em seu corpo com essa atitude.

(3) Fumar é semelhante a outros vícios condenados pela Bíblia. 
 Em uma de suas listas de coisas que devemos abandonar, Paulo diz o seguinte: Ora, as obras da carne são conhecidas e são (…) bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas“ (Gálatas 5.19, 21). Não vejo dificuldade alguma em comparar o vício do tabaco com, por exemplo, as glutonarias e bebedices citadas por Paulo. São muito semelhantes. Certamente esse vício do tabaco pode ser encaixado em “coisas semelhantes a essas” se considerarmos todo o contexto que trabalhamos acima.

(4) Fumar prejudica a vida do próximo. Hoje já se sabe que mesmo as pessoas que não querem fumar, mas que ficam próximas a fumantes, também acabam colhendo os males do cigarro. São os fumantes passivos. A maioria dos fumantes em algum momento acabam cedendo ao vício e fumando próximo de alguém (alguns até próximo de seus filhos dentro de casa), prejudicando essa pessoa. Tudo isso por causa da força do vício. Apesar de todas as leis buscando “proteger” os não fumantes, sabemos que na prática as coisas não funcionam tão bem assim. Considero isso como uma atitude de violência contra o próximo, já que a pessoa prefere dizer sim ao vício a dizer não à saúde do próximo. "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. "(Marcos 12:30,31)

Conclusão:
É preciso salientar que o fator viciante do uso do tabaco pode fazer com que o seu uso vire uma doença na vida da pessoa. O vício fica tão forte que nem com muita força de vontade consegue largar. Ou seja, não podemos reduzir esse vício prejudicial apenas ao âmbito espiritual. Às vezes serão necessários medicamentos, acompanhamento psicológico e outras ajudas médicas para ajudar a pessoa a se libertar desse maldito vício. E, é claro, a ajuda espiritual tão necessária.
Por isso, a igreja deve acolher essas pessoas e orientá-las corretamente a respeito dessa questão. Mas, é claro, o fator fundamental é a pessoa reconhecer o seu erro e o prejuízo dele a si mesma e aos outros. Esse é o primeiro passo para a libertação plena.
(Fonte: esbocandoideias.com)


ORAÇÃO FEITA POR QUEM DESEJA ABANDONAR O VÍCIO
Pai Celestial, no nome seu Filho amado Jesus Cristo, eu te peço que o Senhor tenha piedade e misericórdia de mim e que expulse e retire da minha vida todo sentimento, influência e espirito maligno de dependência física ou química. Eu rejeito este vício e declaro que não quero fumar mais. Ajuda-me a ter forças para abandonar esse vício maligno do cigarro, que prejudica a minha saúde e afeta toda a minha família. Eu te agradeço por tudo que o Senhor já está fazendo e pela minha vitória. Amém


Aprenda mais sobre o tema no site http://paredefumardeusquerteabencoar.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: