Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O TABERNÁCULO - estudo completo e vídeos

O TABERNÁCULO 


Há milhares de anos, Deus ordenou a Moisés: “Faça-me um Tabernáculo, para que eu habite no meio deles”. E a Glória de Deus descia, como diz a Palavra e Israel via a nuvem de dia e o fogo à noite. O Tabernáculo foi uma estrutura física construída pelo povo de Israel, sob a supervisão de Moisés, cerca 1450 a.C. O lay-out do Tabernáculo e os materiais de sua construção foram especificados detalhadamente a Moisés por Deus no Monte Sinai, e isto algumas semanas depois do povo de Israel ter saído do Egito (o Êxodo). O Tabernáculo era uma construção portátil, feita por mãos hábeis e transportado por uma tribo (Os Levitas) através dos 40 anos de peregrinação no deserto.
Deus começa a dizer a Moisés que materiais ele quer para a construção do Tabernáculo,  e cada coisa que Deus dá a Moisés é sombra das coisas celestiais.  A Bíblia diz:  Os quais servem de figura e sombra das coisas celestiais conforme se advertiu a Moisés quando ia erigir o Tabernáculo dizendo-lhe: Olha, fazei tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou”. Hebreus 8.5.

Enquanto vemos esta lista das coisas que Deus ordenou a Moisés, vemos que todas elas estavam relacionadas a Jesus.  A Bíblia é a revelação de uma pessoa: Jesus, o Filho de Deus, de Gênesis a Apocalipse. Deus dá a ordem a Moisés: “Trazei estes materiais, e com eles, fazei-me um santuário”. Todas estas coisas são uma sombra do que há de vir; são simbólicas do Senhor e sobre quem Ele é.  Deus mandou Moisés construir o Tabernáculo para aprendermos como entrar na presença de Deus. Alguns materiais usados e seus significados:
·         O Ouro = Ele é Divino.
·         A Prata –  Ele é Redentor.
·         O Bronze = Ele veio e sofreu.
·         O Azul = Jesus, o Filho de Deus.
·         A Púrpura = Jesus, o Rei.
·         A Escarlate = Jesus, o Salvador.
·         O Linho Fino = Jesus, o Homem Perfeito.
AS COBERTAS DA TENDA
·         Linho entrelaçado – e mais interior, aponta para a beleza e ministério de Cristo.
·         Pelo de cabra – Jesus, o Profeta.
·         Pele de carneiro tingida de vermelho: o sangue do Cordeiro derramado.
·      Peles de animais marinhos, simbolizam a ausência de beleza. Isaías capítulo 53 diz que quando Jesus galgava à cruz, não havia beleza para que pudéssemos desejá-lo.
O PORTÃO
Na única PORTA de Entrada vemos as quatro cores, todas simbólicas de Jesus. Esta entrada é chamada “O Caminho”. Isto te lembra alguma coisa? Claro que sim! Jesus chamou-se a Si mesmo de “O Caminho” (João 14:6). E, quando o Senhor disse, “Eu sou o Caminho”, os judeus imediatamente entenderam o que Ele quis dizer. Que era o caminho à presença do Todo-Poderoso.
Além da entrada, há uma cerca de linho branco que fala da perfeição do Filho de Deus, o homem Cristo Jesus. A Madeira usada - A Acácia era a única Madeira encontrada nos desertos do Oriente, os desertos da Arábia, e ela nos fala da perfeição do filho do Deus Vivo, cujo o corpo não conheceu corrupção.
No Pátio ou Átrio havia 2 móveis:
O ALTAR DE HOLOCAUSTOS ou DE SACRIFÍCIOS
O que acontecia aqui neste Altar era o sacrifício de animais, onde o sangue era derramado em favor do pecador que confessava suas iniquidades. Não se pode entrar no Lugar Santo sem antes experimentar e compreender o poder do sangue remidor de Jesus.  Efésios 1:7 diz que o sangue de Jesus nos dá perdão. I João 1:7 diz que o sangue de Jesus nos limpa. Romanos 5:9 diz que o sangue de Jesus nos justifica.

A PIA DE BRONZE
Símbolo da Palavra do Deus Vivo, a Palavra que nos dá poder, nos renova e nos preenche com a mesma presença do Deus Todo-Poderoso. O que Ele dizia? Que uma vez passado do Altar de Holocaustos, o que se tem a fazer é lavar as mãos e os pés. Por que também os pés? Porque o sacerdote no Antigo Testamento vestia uma roupa bonita, mas não podia usar calçados, para lembrar-lhe que ainda tocava o pó, a terra. Você e eu somos lavados pelo Sangue do Cordeiro, mas enquanto caminhamos por esta Terra, ainda estamos em contato com o mundo e é por isso que precisamos da Palavra de Deus para limpar-nos e lavar-nos a cada dia. Os santos da Velha Aliança tinham que lavar as mãos e os pés nesta Pia. Mãos simbolizam as obras; Pés, o caminhar.
Deus disse a Moisés que esta Pia de bronze deveria ser feita dos espelhos das mulheres, porque ao lermos a Palavra de Deus ela nos revela quem somos nós. E, uma vez que esta Palavra te preenche e começa a afetar a sua vida, algo acontece no seu interior.  Agora a verdade chega. Preste atenção: A verdade chega e o resultado desta verdade na sua vida é que ela o habilita para passar do Átrio para o Lugar Santo. E, ao vermos esta porta do Lugar Santo, ela não era chamada somente de “A Porta”, mas também de “A Verdade”. 

O LUGAR SANTO – contendo 3 móveis
                                                                                    O Candelabro
A única fonte de luz da Tenda . Jesus disse “ Eu sou a Luz do mundo “ (João 8:12).  O azeite que fazia o candelabro brilhar continuamente aponta para a unção do Espirito Santo sobre nossas vidas.                        
A Mesa dos Pães da Proposição
12 pães simbolizando as 12 Tribos de Israel e Jesus como o “Pão vivo que desceu do céu” (João 6:51) Esta mesa dos pães sem fermento nos fala de satisfação, ”…minha alma está satisfeita. Já não tenho fome, Senhor”. Nos fala também da Bíblia, a Palavra de Deus - Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4)
O Altar de incenso - Deus ordenou a Moisés que este Altar de incenso deveria estar permanentemente aceso para Ele; A obra de Jesus, como nosso intercessor continua nos dias de hoje -  " Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.“ (Hebreus 7:25. A fumaça aromática que subia representa o poder da intercessão , a oração dos servos de Deus - " E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.“ (Apocalipse 5:8).
O SANTO DOS SANTOS ou SANTÍSSIMO LUGAR
Um pequeno cômodo de 5 x 5 metros, separado do Lugar Santo pelo Véu. Ali havia uma única peça de mobília – a Arca da Aliança. 

A Arca da Aliança - Era um pequeno baú feito de madeira de acácia revestida de ouro e com uma tampa. O Propiciatório era a tampa ou a cobertura de ouro sólido, com o mesmo tamanho da tampa Arca (1,15 cm x 67 cm) . O Propiciatório era o lugar onde o sangue era aspergido. Acima do Propiciatório, eram vistos dois querubins de ouro batido um em frente do outro.  As suas asas se estendiam sobre a tampa de ouro e as suas faces estavam constantemente olhando para baixo. Eles representavam a presença e santidade do Senhor e são seus instrumentos escolhidos de juízo, para qualquer presença pecadora diante do Senhor, e quando olhavam para o sangue, a ira de Deus era aplacada. Representa a manifestação da presença de Deus


O VÉU DO TABERNÁCULO
(Êxodo 26:31–37)
O Véu ou Cortina, dividia o Lugar Santo do Santo dos Santos.  O Véu era tão espesso e tão fortemente costurado que precisaria 10 homens para poder rasgá-lo. Deus mandou fazer Véu de Estofo Azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido com querubins bordados.
A passagem por este Véu era proibida . Somente o Sumo Sacerdote tinha permissão para entrar uma única vez ao ano, no dia da expiação.
Simboliza a separação entre os homens e Deus, que foi eliminada com a morte de Jesus Cristo na cruz, que abriu o caminho e nos reconciliou com o Pai Celestial.E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo .” (Marcos 15:37,38)

(adaptado de faladeus.wordpress.com)
Obs: Pause o play de músicas acima para assistir os vídeos. 
Réplica do Tabernáculo construído no Deserto em Israel - filmagem de Sérgio Jesseni
O Tabernáculo Peça a Peça - com música Tua Unção, do Ministério de Louvor da Igreja Batista Nova Jerusalém 

Quero sempre estar diante de ti, no teu altar
Pronto pra sentir e receber o teu poder
Além do véu eu quero estar, vem fluir a tua unção
E transbordar meu coração, quero pronto estar
Pra seguir e conquistar
Renova a unção sobre mim
Para profetizar e pregar a libertação
E o teu poder pra curar, as cadeias quebrar
Com o agir e fluir desta unção
Uma só palavra que Deus mandar,
Vai fazer a minha vida mudar,
Em meio as lutas eu vou triunfar,
Pois eu sei que é só em ti confiar,
Se o inimigo quiser me combater,
Não há nada que me faça temer,
Não importa o que enfrentarei,
Com a unção imbatível serei.

Nenhum comentário: