Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ORAÇÃO PELA PAZ

Com pés descalços e batas remendadas, São Francisco (1182-1226) perambulava pela cidadezinha
italiana de Assis, a 184 quilômetros de Roma, e arredores. Enquanto a sociedade da época enfatizava a inclinação humana ao pecado, o religioso preferia louvar as belezas da Criação. Reverenciava as virtudes do homem e a perfeição da natureza. Observava em êxtase o voo dos pássaros. Dormia sob as estrelas. Inalava a brisa perfumada dos campos. O planeta era sua casa sagrada.
Independente de religião, é inegável o fato de que a história do jovem italiano que abandonou a riqueza, e mais tarde ficaria conhecido como São Francisco de Assis, ao longo da história do cristianismo motivou muita gente a ter compaixão pelos animais. Renunciou à riqueza de sua família para dedicar sua vida a cuidar dos pobres, dos doentes e dos animais.
Todas as criaturas são nossos irmãos e irmãs”, dizia Francisco de Assis, que embora não haja confirmação de seus hábitos alimentares, afirmava não ver os animais como seres com menos direito à vida do que os humanos, tanto que ele compartilhava a mesma pregação com pessoas e animais. 
O amor dele por Deus se manifestava por meio do seu amor por criaturas humanas e não humanas.
(Fonte: David Arioch)
                                          youtube - crisregina / Cantora CRIS TIANE
 Para assistir ao vídeo dê um pause no play de músicas acima
OBSERVAÇÃO: Segundo o olhar cristão evangélico, de acordo com ensinamentos bíblicos, somente fazemos orações diretamente a Deus, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo - "Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem." (1Timóteo 2:5) . Sendo essa oração feita não a São Francisco de Assis, mas, conforme atesta o site católico www.franciscanos.org.br/?p=24385 , atribuída a ele, nem é uma oração feita para ele, podemos fazê-la e cantá-la sem qualquer preocupação. É uma bela oração, com mensagem totalmente de acordo com os ensinamentos bíblicos. O passado da Igreja Cristã nos mostra diversos exemplos de vida de pessoas que buscaram ser fieis a Deus, e ao nosso ver, Francisco de Assis deu grandes exemplos de uma vida abnegada e sincera, um exemplo a ser seguido.
A “Oração pela Paz” não é de São Francisco de Assis
Frei Adelino G. Pilonetto, OFM Cap

Quem não conhece a oração que principia com as palavras: Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz? E quem não a aprecia também? Conhecida como Oração pela Paz, Oração do Amor, Oração simples ou, ainda, Oração de São Francisco, ela tem um sabor todo ecumênico e expressa conteúdos de tanta sinceridade e beleza que encontra ressonância obrigatória no coração das pessoas. “Seus conteúdos correspondem às aspirações íntimas dos melhores cristãos de nosso tempo” ... Entretanto, a mencionada oração não é de São Francisco, é apenas atribuída a ele

Como surgiu essa oração
Parece que surgiu pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Suas origens são obscuras, seu autor é desconhecido, e parece que poucos lhe deram importância logo ao aparecer. “A Oração da Paz apareceu pela primeira vez em 1913 numa pequena revista local da Normandia, na França. Vinha sem referência de autor, transcrita de uma outra revista tão insignificante, que nem deixou sinal na história, pois não foi encontrada em nenhum arquivo da França” Em 1917, foi divulgada com um título chamativo: “Oração para uso dos que querem colaborar na preparação de um mundo melhor” (4). 

A partir desse contexto, a Oração pela Paz ganhou asas e correu mundo, recebendo acolhida entusiasta de cristãos e mesmo de seguidores de outras religiões, que nela encontravam a expressão inspirada de ancestrais desejos de união e de paz. 

A “Oração pela Paz” não é de São Francisco de Assis e, portanto, não convém que continuemos a designá-la como “Oração de São Francisco”, pelo simples fato de que ela não é. Aqui nos alegramos com uma oração bonita, nascida fora de nossa família, mas não fora do sopro do Espírito. 

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=24385

Nenhum comentário: