Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

COMEMORAR O NATAL NÃO É UMA ATITUDE PAGÃ NEM MUNDANA

Para assistir ao vídeo dê um pause no play de músicas acima
Existem bases bíblicas para rejeitar tudo ou parte do Natal?       Qual deve ser a atitude dos cristãos neste assunto? Enquanto que  certos elementos da tradição Natalina são essencialmente pagãos, eles devem ser rejeitados (especialmente as bebidas e o consumismo), o Natal em si e muitas das tradições associadas    com ele, pode ser celebrado pelos cristãos que têm uma consciência clara.  
Alguns que são contra a comemoração do Natal, alegam que 25 de dezembro era a data de um festival no Império Romano no quarto século, quando o Natal era largamente celebrado nesse dia. Isto não prova que o Natal é pagão? Não, não o prova. Ao contrário disso,  prova que o Natal foi estabelecido como um rival da celebração do festival pagão. Isto é, o que os cristãos fizeram era como dizer, “Antes do que celebrar em imoralidade o nascimento de um falso deus que nunca nasceu realmente, e que não pode lhe salvar, celebremos com alegre justiça o nascimento de Jesus, o verdadeiro Deus encarnado que é o Salvador do mundo.” A evidência histórica nos mostra conclusivamente, que algumas festas dadas a Israel por Deus, através de Moisés, eram originalmente pagãs, os festivais agriculturais, os quais eram cheios de práticas e imagens idólatras. O que Deus fez com efeito, foi estabelecer festividades os quais tomariam o lugar dos festivais pagãos, sem adotar nada da idolatria e imoralidade associado com ela. 
Argumentos para não utilizarmos a figura do Papai Noel, leia :http://congregacionalgetulandia.blogspot.com.br/2014/12/o-verdadeiro-natal-parte-2.html
* Texto sobre o uso de símbolos natalinos, como a árvore de Natal, leia :
http://congregacionalgetulandia.blogspot.com.br/2014/12/o-verdadeiro-natal-parte-4.html

NÃO SINTA-SE CULPADO POR CELEBRAR O NATAL DO SALVADOR JESUS
* NÃO JULGUE QUEM COMEMORA ESSA DATA
           " Portanto, ninguém vos julgue pelo comer ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados " (Colossenses  2.16). E vai mais além: " E quando fizerdes por palavras ou por obras fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai " (Cl 3.17). 
O Senhor se entristece quando os cristãos menosprezam uns aos outros por celebrarem ou não celebrarem o Natal. Isto é o orgulho espiritual. Quando achamos que de alguma forma alcançamos um plano mais alto de espiritualidade por fazermos ou não fazermos algo sobre o qual a Bíblia é silenciosa, usamos de forma errada a nossa liberdade em Cristo, criamos divisões dentro do Seu corpo e, assim, desonramos o Senhor. "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31).
Não julgue  - Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.” (Romanos 14:4). Se você entende que é errado comemorar o Natal, simplesmente não comemore. Contudo, no momento que alguém afirma que quem comemora o Natal é um idólatra, está cometendo um julgamento, e isto é  proibido pela Bíblia. Cuidado com o fanatismo !
ESTE  É UM PERÍODO EM QUE DEVEMOS APROVEITAR AS OPORTUNIDADES PARA MOSTRARMOS AO MUNDO O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL
        Neste período de festas natalinas, os corações se tornam mais sensíveis,  as pessoas estão mais dispostas a ouvir acerca de Jesus, pois o espírito de Natal contagia a todos. Por isso, temos de aproveitar esta oportunidade. O apóstolo Paulo fazia isto: adaptava-se ao modo de pensar das pessoas (não contra os princípios divinos) a fim de ganhá-los para Cristo (leia atentamente 1 Coríntios 9.19-23). Cremos que podemos fazer o mesmo. Temos absoluta certeza de que se usarmos corretamente este dia, se não nos afastarmos da essência da celebração do mesmo (falar de Jesus e Sua salvação) não estaremos errando.          Não celebrar o Natal apenas pelo fato da data ter sido celebrada pelos povos pagãos não é um argumento convincente. Aqueles povos contribuíram inclusive para que surgisse a escrita e, se avaliarmos por este prisma, então teríamos de admitir que não deveríamos também escrever ou nos beneficiarmos com tantas invenções que chegaram até nós vindo daquelas antigas civilizações... O utilizar uma data para a Sua honra e glória não é uma questão moral que afete nossa espiritualidade e relacionamento com Deus. Se o fosse, o caso seria diferente. Jamais devemos nos esquecer da essência da religião: servir. Comemorar o Natal juntamente com aqueles que não conhecem a Jesus é uma grande oportunidade de colocarmos em prática o que realmente mais importa para a religião de Cristo: ajudar aos necessitados e levar-lhes o Evangelho da Salvação.

Nenhum comentário: